Sabe-se que muitos
fatores, dos feitos do homem são fenômenos histórico-sociais,
decorrentes do modo de produção econômico, que se
estabelece há dezena de anos. Assim, sua formação
social se funde com sua própria cultura, e esta por sua vez, está
fortemente vinculada à força produtiva de cada indivíduo
e pelo conjunto de suas relações sociais. Durante muito
tempo foi, e ainda são consideradas naturais algumas instâncias
pertencentes à sociedade, como: devemos consumir diferentes bens
e produtos culturais, mesmo que não sejam de fato tão importantes
para nossa sobrevivência, temos que trabalhar várias horas
por dia, mesmo que nosso lazer seja escasso, consideramos que outros indivíduos
menos abastecidos economicamente são assim porque não se
esforçaram o suficiente, que o empobrecimento é assim mesmo,
que negros foram feitos para a subserviência, que outras culturas,
como as dos indígenas são irrelevantes, que a natureza pode
fornecer tudo inesgotavelmente, entre outros aspectos.
A naturalização surge sob a forma de idéias que afirmam
que as coisas são como são porque é natural que sejam
assim. Desta maneira, as relações sociais, bem como as interferências
que o ser humano causa no meio em que vive passam a ser vistas como naturais
existentes em si e por si, e não como resultados de nossa ação.
E durante muito tempo as idéias são produzidas separando
a consciência do mundo e o mundo material, entre o pensamento e
as coisas produzidas socialmente. Mas de fato sabe-se que as idéias
oriundas de alguns segmentos, como a própria ciência é
a de esclarecer a realidade, com o propósito de melhorar a vida
e o convívio humano.
A arte, a ciência, a filosofia, os costumes, as leis, o direito,
contribuem para a consciência social, que durante esse mesmo período
sonegou ações práticas e reflexões sobre o
bem natural propiciado pelo meio ambiente. Água, minério,
vegetal, animal, ar, são agredidos pela mesma escassez de idéias
que permeia na sociedade.
Temos realidades autônomas: realidade material, social, ambiental,
etc., que merecem investigações. Ainda, são poucas
as iniciativas oferecidas pela escola pública, capazes de questionar,
pesquisar e propor novas ações frente essa problemática
que aflige o planeta. Quando mencionamos, sobre as novas gerações
estamos apontando diretamente para dentro das escolas, pois é lá
que estão as crianças e os jovens que herdarão as
iniciativas de sustentabilidade, desse modelo predatório de produção,
ou de uma nova forma capaz de preservar o MEIO AMBIENTE. Os professores
(as), de qualquer disciplina, devem refletir sobre essa questão.
|