Galeria

Informações importantes para docentes

 
Home
 
 
 
 

 

O conhecimento científico caracteriza-se pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir ou aplicar leis e de predizer eventos futuros. A ciência busca compreender a realidade de maneira racional, investigando relações universais e necessárias dos fenômenos. Para tanto, usa métodos específicos, para conquistar um conhecimento sistemático e preciso.

   

"É mais fácil desintegar um átomo do que um preconceito"

Albert Einstein

 

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

O registro e a divulgação do conhecimento devem levar em conta, além dos aspectos éticos, científicos e metodológicos, as normas de padronização reconhecidas e aceitas por toda a comunidade acadêmica.
Prof. Rubens
Regra Ortográfica

 


 

 

 


 

 

 
CNPQ
Projeto de pesquisa
Apresentação do trabalho
 
   
 
 
TRABALHO CIENTÍFICO - O registro e a divulgação do conhecimento devem levar em conta, além dos aspectos éticos, científicos e metodológicos, as normas de padronização reconhecidas e aceitas por toda a comunidade acadêmica.
 
TRABALHO DIDÁTICO - Frequentemente, os trabalhos didáticos são relatórios científicos de estudos realizados, Estes são recapitulativos, como sínteses de textos.
RESUMO DE TEXTO - São exercícios de leitura e interpretação textual. Identificação da ideia principal de um texto. Portanto, identifica o resumo. Podemos ter o resumo descritivo, informativo, analítico e crítico.
RESENHA BIBLIOGRÁFICA - É uma síntese descritiva ou comentários de lçivros de várias áreas científica, das artes, filosofia, etc..Ele deve abordar objetivamente, o conteúdo da obra, deve apresentar comentários críticos e interpretativos, incluindo julgamento de valor, a partir de comparações de outras obras.
ARTIGO CIENTÍFICO - Deve apresentar o rigor de um trabalho científico com profundidade e originalidade.
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA - Esse é o mais sucinto documento, por conter informações parciais ou totais de um estudo sobre um assunto significante, que foi ou será apresentado em algum evento científico.
MONOGRAFIA - Do grego: monos = único e graphien = descrever, etimologicamente significa "escrito de um só assunto". Portanto, é um trabalho que investiga cientificamente determinado tema.Ele é elaborado por estudantes de graduação.
TCC - (Trabalho de conclusão de curso), é um projeto experimental que relaciona a metodologia científica, com critérios técnicos de uma área profissional. Ele é elaborado por estudantes de bacharelado.
DISSERTAÇÃO - É uma monografia mais elaborada, com rigor. Não precisa ser original, no entanto, correlaciona outros temas. Ele confere ao pesquisador o grau de mestre.
TESE - Esse é um trabalho bem qualificado e confere ao pesquisador o grau de doutor. O tema de sua pesquisa deve ser original, com rigor científico e relevância ao tema inédito.

 

Home