Galeria
Pesquisa
Home
 
 
LIVRO PARA OUVIR
 
 
O projeto pretende levar os estudantes a conhecer e reconhecer determinados períodos literários, em que a poesia apresenta-se como importante manifestação e adapta-las para o suporte digital.
Objetivos: Levar os alunos a pesquisar importantes autores da literatura brasileira, que desenvolveram poesias e declama-las.
Etapas do projeto:
1ª Etapa – Coleta de dados de autores, a partir de um determinado período da história da literatura brasileira, previamente determinado entre o grupo de alunos ou professor;
2ª Etapa – Dividir os alunos em grupos de pesquisa. Estudar e decifrar as poesias coletadas.
3ª Etapa – Construir o Livro de Poesias. Materiais: Madeira, cola branca, retalhos de tecido, papel camurça. Montar uma caixa com retalhos de madeira, facilmente conquistados em marcenarias. Inserir um fundo com tampa.
A caixa de madeira deverá ter uma tampa de madeira fina, capaz de simular a capa de um livro. Todas as partes do livro poderão ser coladas, com isso ficará mais fácil sua confecção.
4ª Etapa – Cada grupo de alunos deverá ter um digital portátil, como MP3, MP4, Ipod, Celular e outros... A partir daí, com as poesias previamente selecionadas os alunos deverão gravar a viva voz suas poesias. Na seqüência, o grupo deverá ocultar o digital portátil, dentro do livro, deixando apenas os fones à mostra.
Apresentação: O espectador deverá colocar os fones de ouvido e apreciar as poesias gravadas pelos alunos.

Dicas: Os grupos deverão configurar as caixas como se fossem livros reais, onde o espectador será surpreendido ao verificar que se trata de um livro para ouvir e não ler.
O resultado foi excelente!

Objetivos almejados: Potencializar capacidades de expressão e comunicação em arte, dando oportunidade do educando, para a elaboração de expressões, a partir da transposição de suportes.
Aspectos procedimentais: Identificar e valorizar expressões artísticas, a partir da correlação de arte com literatura.

Aspectos Atitudinais: Empenho na apreciação e na construção de formas artísticas.

Aspectos Conceituais: Arte em diferentes formas e concepções estéticas. Da leitura, para a oralidade permeada por suportes digitais e construção de objetos artísticos, nesse caso livro feito em madeira.

Faixa etária: A partir da sétima série do ensino fundamental.

Recursos: Retalhos de madeira fina, ou poderá ser substituído por papelão ou cartonado, como papelão de caixa de camisa, sapatos e outros.

Relação Interdisciplinar: A proposta cabe a participação de diversas disciplinas. Vinculam-se diretamente as disciplinas: Língua Portuguesa e Educação Artística.

HISTÓRIA DA ARTE
 
   
ANIMAÇÃO
 
 
 
MEIO AMBIENTE
 
 
 
REVISTA N 1 DO AMERICO BRASILIENSE
 
 
 
REVISTA N 2 DO AMERICO BRASILIENSE
 
REVISTA N 3 DO AMERICO BRASILIENSE
 
SICI
COMUNICAÇÃO E INTERATIVIDADE
BIBLIOTECA VIRTUAL
TUTORIA NO EAD
NOVAS TECNOLOGIAS
UMA CONCISA HISTÓRIA
DESIGNER GRÁFICO
ENTREVISTA
PROFESSOR & PESQUISA
INDÚSTRIA MIDIÁTICA
MAVIGNIER
MEIO AMBIENTE
 
Laboratório Virtual
 Visite a Capela Sistina
VOCÊ JÁ PENSOU EM SER BLOGUEIRO?
 PROFESSOR
Algumas definições sobre Laboratório Virtual
Artigo Laboratório Virtual
 
 
CURRÍCULO
 
 

 

 

Na E.E. Dr. José Gonçalves de Andrade Figueira, os livros que seriam descartados têm um destino nobre! Transformados em objetos artísticos, eles ganham uma nova cara e servem de suporte para o aparelho celular, com gravações em áudio de poesias e crônicas feitas pelos alunos. Essa ideia curiosa é desenvolvida desde 2011, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Saiba mais sobre o projeto "Livro para Ouvir".

 

Home