LIVRO PARA OUVIR |
||||
O
projeto pretende levar os estudantes a conhecer e reconhecer determinados
períodos literários, em que a poesia apresenta-se como importante
manifestação e adapta-las para o suporte digital.
Objetivos: Levar os alunos a pesquisar importantes autores da literatura brasileira, que desenvolveram poesias e declama-las. Etapas do projeto: 1ª Etapa – Coleta de dados de autores, a partir de um determinado período da história da literatura brasileira, previamente determinado entre o grupo de alunos ou professor; 2ª Etapa – Dividir os alunos em grupos de pesquisa. Estudar e decifrar as poesias coletadas. 3ª Etapa – Construir o Livro de Poesias. Materiais: Madeira, cola branca, retalhos de tecido, papel camurça. Montar uma caixa com retalhos de madeira, facilmente conquistados em marcenarias. Inserir um fundo com tampa. A caixa de madeira deverá ter uma tampa de madeira fina, capaz de simular a capa de um livro. Todas as partes do livro poderão ser coladas, com isso ficará mais fácil sua confecção. 4ª Etapa – Cada grupo de alunos deverá ter um digital portátil, como MP3, MP4, Ipod, Celular e outros... A partir daí, com as poesias previamente selecionadas os alunos deverão gravar a viva voz suas poesias. Na seqüência, o grupo deverá ocultar o digital portátil, dentro do livro, deixando apenas os fones à mostra. Apresentação: O espectador deverá colocar os fones de ouvido e apreciar as poesias gravadas pelos alunos. Dicas:
Os grupos deverão configurar as caixas como se fossem livros reais,
onde o espectador será surpreendido ao verificar que se trata de
um livro para ouvir e não ler. Objetivos
almejados: Potencializar capacidades de expressão e comunicação
em arte, dando oportunidade do educando, para a elaboração
de expressões, a partir da transposição de suportes.
Aspectos Atitudinais: Empenho na apreciação e na construção de formas artísticas. Aspectos Conceituais: Arte em diferentes formas e concepções estéticas. Da leitura, para a oralidade permeada por suportes digitais e construção de objetos artísticos, nesse caso livro feito em madeira. Faixa etária: A partir da sétima série do ensino fundamental. Recursos: Retalhos de madeira fina, ou poderá ser substituído por papelão ou cartonado, como papelão de caixa de camisa, sapatos e outros. Relação
Interdisciplinar: A proposta cabe a participação de diversas
disciplinas. Vinculam-se diretamente as disciplinas: Língua Portuguesa
e Educação Artística. |
||||
|
||||
MEIO AMBIENTE |
||||
|
||||
REVISTA N 1 DO AMERICO BRASILIENSE |
||||
|
||||
REVISTA N 2 DO AMERICO BRASILIENSE |
||||
REVISTA N 3 DO AMERICO BRASILIENSE |
||||
MEIO AMBIENTE |
||||
|
||||
Laboratório Virtual |
||||
Visite a Capela Sistina |
||||
VOCÊ JÁ PENSOU EM SER BLOGUEIRO? |
||||
Artigo Laboratório Virtual |
||||
CURRÍCULO |
||||
Na E.E. Dr. José Gonçalves de Andrade Figueira, os livros que seriam descartados têm um destino nobre! Transformados em objetos artísticos, eles ganham uma nova cara e servem de suporte para o aparelho celular, com gravações em áudio de poesias e crônicas feitas pelos alunos. Essa ideia curiosa é desenvolvida desde 2011, com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Saiba mais sobre o projeto "Livro para Ouvir".
|